top of page

'Os caras vão morrer na rua igual barata, pô'



O presidente Jair Bolsonaro (PSL) defendeu, em entrevista à jornalista Leda Nagle, uma ampliação do excludente de ilicitude para pessoas na defesa de suas vidas e propriedades sob o argumento de que a medida, se estivesse em vigor, ajudaria a reduzir a violência: "A partir do momento que eu entro no excludente de ilicitude ao, defendendo a minha vida e a de terceiros, a minha propriedade ou de terceiros, o meu patrimônio ou de terceiros, a violência cai assustadoramente. Os caras vão morrer na rua igual barata, pô, e tem que ser assim".


Bolsonaro voltou a pedir que os militares eventualmente envolvidos em operações de Garantia da Lei e da Ordem também sejam protegidos pelo excludente de ilicitude, isto é, sejam inimputáveis penalmente caso atuem numa situação de confronto. Ele disse que somente assim vai autorizar novas operações de GLO nos Estados, segundo informa a Agência Reuters.


Bolsonaro reafirmou que Fernando Santa Cruz, pai do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, foi morto por um grupo de esquerda ao qual pertencia, versão que contraria relatório da Comissão Nacional da Verdade (CNV) e pela qual o presidente está sendo interpelado pelo dirigente da entidade perante o Supremo Tribunal Federal (STF).


O presidente da República disse que o pai de Felipe tinha uma função na Ação Popular, "o grupo mais sanguinário e terrorista lá de Pernambuco".


"E ele veio para o Rio de Janeiro, as informações que eu tive na época. Veio para o Rio de Janeiro e o pessoal da Ação Popular daqui não gostou de uma pessoa vir para o Rio sem ser do primeiro escalão e sem ter o positivo deles lá. Então, eles não confiavam nele". Bolsonaro tinha 18 anos quando o pai do presidente da OAB desapareceu durante a ditadura militar: "E daí, o meu entendimento, pelo o que eu ouvi, foi que o pai dele foi justiçado como tantos outros".


"Com todo o respeito, se fosse a 'esquerdalha', já ia culpar alguém do lado de cá. É a norma deles. Tanto é que eles inventaram uma tal de Comissão da Verdade no passado, o que vale é a palavra deles, o resto não vale nada. Vale levar em conta que nós matamos para o lado de cá, nós matamos, sim, ninguém nega isso aí, foi do combate, mas do lado de cá não vale isso daí".


De acordo com a CNV e os documentos das Forças Armadas, Fernando Santa Cruz foi preso no Rio e morto sob custódia do Estado.


Na entrevista, Bolsonaro disse que está satisfeitíssimo com seus sete meses de governo, pois tudo está avançado "muito bem". Ele destacou também que não está preocupado com reeleição, embora tenha dado seguidos sinais de que gostaria de concorrer a um novo mandato em 2022.


"Se eu me preocupar com reeleição, acabo atendendo todo mundo, sendo bonzinho, não vou falar nunca a palavra 'não'. O que mais tenho falado é a palavra 'não'", afirmou o presidente: "Temos que preservar o orçamento, democracia, liberdade, se preocupar com quem quer nos atingir pela luta do poder".


Posts recentes

Ver tudo

Bolsonaro na ONU, monte de mentiras e exageros

O discurso do presidente Jair Bolsonaro na abertura da Assembleia-Geral das Nações Unidas teve repercussão negativa no exterior e entre observadores da política externa brasileira e parlamentares. Pa

Pacheco devolve MP que liberava as fake news

Em nova derrota do presidente Jair Bolsonaro, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), devolveu a medida provisória que alterava o Marco Civil da Internet e dificultava a remoção de conteúdo

Fux: ameaça de Bolsonaro é atentado à democracia

Um dia após o presidente Jair Bolsonaro participar de atos antidemocráticos e ameaçar “descumprir” decisões do Supremo Tribunal Federal, o presidente da Corte, Luiz Fux, afirmou nesta quarta-feira que

bottom of page