top of page

Bolsonaro consolida liderança no Datafolha



Pesquisa Datafolha divulgada na noite de ontem confirmou o Ibope de anteontem: o deputado Jair Bolsonaro (PSL) cresceu mais quatro pontos, abriu diferença de onze e se mantém na liderança da disputa pela Presidência com 32% das intenções de voto.

O candidato petista Fernando Haddad oscilou um ponto para baixo, agora tem 21%, seguido por Ciro Gomes (PDT), que manteve os 11% da última pesquisa. O quarto colocado é Geraldo Alckmin (PSDB), com 9% - oscilou um ponto para baixo.

Marina Silva (Rede) tem 4%, seguida de João Amoêdo (Novo), com 3%; Henrique Meirelles (MDB), Alvaro Dias (Podemos) e Cabo Daciolo (Patriota), com 2%. Os candidatos Vera Lúcia (PSTU), Guilherme Boulos (PSOL), Eymael (DC) e João Goulart Filho (PPL) não pontuaram.


Assim como no Ibope, a rejeição a Haddad cresceu no Datafolha. O aumento, que no outro instituto foi de 11 pontos porcentuais, foi de nove pontos na pesquisa de agora — ou seja, passou de 32% para 41%. Bolsonaro oscilou um ponto para baixo em seu índice de rejeição, com 45%. Segue sendo a taxa mais alta entre os presidenciáveis.


Na simulação de segundo turno, num primeiro cenário, Bolsonaro e Haddad empatariam dentro da margem de erro, com 44% do candidato do PSL contra 42% do petista — na pesquisa anterior, Haddad ganhava de 45% a 39%. Ao contrário do que mostrou o Ibope, Ciro também empata tecnicamente com o capitão. Neste cenário, o pedetista teria 46%, ante 42% do adversário. No levantamento do outro instituto, Ciro ganha de 45% a 39%. Geraldo Alckmin pontuaria 43%, contra 41% de Bolsonaro — outro empate técnico.


O Datafolha entrevistou 3.240 eleitores em 225 cidades nesta terça-feira.

Posts recentes

Ver tudo

Bolsonaro na ONU, monte de mentiras e exageros

O discurso do presidente Jair Bolsonaro na abertura da Assembleia-Geral das Nações Unidas teve repercussão negativa no exterior e entre observadores da política externa brasileira e parlamentares. Pa

Pacheco devolve MP que liberava as fake news

Em nova derrota do presidente Jair Bolsonaro, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), devolveu a medida provisória que alterava o Marco Civil da Internet e dificultava a remoção de conteúdo

Fux: ameaça de Bolsonaro é atentado à democracia

Um dia após o presidente Jair Bolsonaro participar de atos antidemocráticos e ameaçar “descumprir” decisões do Supremo Tribunal Federal, o presidente da Corte, Luiz Fux, afirmou nesta quarta-feira que

bottom of page