top of page

Emergência na saúde para retirar os brasileiros da China

  • Foto do escritor: Gaudêncio Torquato
    Gaudêncio Torquato
  • 3 de fev. de 2020
  • 2 min de leitura

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM), anunciou nesta segunda-feira que o governo federal irá elevar o grau de risco ao nível 3, de "emergência em saúde pública" em território nacional, devido ao avanço do coronavírus, informa o Estadão.


Segundo o ministro, mesmo sem casos confirmados da doença no Brasil, o cenário será antecipado para dar mais agilidade administrativa ao governo para contratações de equipamentos de segurança, como máscaras e luvas para agentes de saúde, assim como para a operação de retirada de brasileiros que estão na região de Wuhan, na China, epicentro da doença.


O ministro afirmou que deseja preparar nesta segunda-feira uma medida provisória sobre regras para quarentena de brasileiros que deixarem Wuhan. O período de isolamento deles será de 18 dias, mas ainda não há confirmação sobre o local em que serão acolhidos. Mais cedo, o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM), disse à Rádio Gaúcha que as cidades de Anápolis (GO), Florianópolis (SC) ou uma localidade no Nordeste podem ser escolhidas para receber a quarentena.


Segundo Onyx, o presidente Jair Bolsonaro editará uma Medida Provisória (MP) hoje ou amanhã para tratar sobre a quarentena dos brasileiros que serão resgatados na China.


O governo também abriu licitação para contratação do avião que será usado para transportar os brasileiros. A Embaixada do Brasil na China está identificando as pessoas que serão resgatadas.


“A primeira decisão é pegar (para elaborar a medida provisória) fragmentos de legislação sobre quarentena. Tem tratado internacional, alguns decretos. Vamos consolidar todos e deixar preparado para ter uma legislação clara”, disse Mandetta.


“Para poder pacificar o assunto, o formato que achamos apropriado é MP, porque tem validade no momento da publicação”, disse Mandetta, que afirmou ter garantido o apoio dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), para aprovar o texto.


Segundo o ministro da Saúde, o governo estima em 40 o número de brasileiros em Wuhan que tem interesse em retornar ao Brasil. No total, seriam cerca de 55 brasileiros vivendo na região, disse Mandetta.


Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


Ya no es posible comentar esta entrada. Contacta al propietario del sitio para obtener más información.
Cadastre-se para receber as análises por e-mail

© 2023 by Talking Business.  Proudly created with Wix.com

bottom of page