Coronavírus no Brasil: já são 8 os casos confirmados


O Brasil tem oito casos confirmados do novo coronavírus e já há transmissão local da doença, segundo balanço divulgado nesta quinta-feira pelo Ministério da Saúde. São seis casos em São Paulo, um no Rio de Janeiro e outro no Espírito Santo. Uma mulher de 23 anos tem teste positivo no Distrito Federal e aguarda contraprova. O caso confirmado no Espírito Santo é de um homem de 37 anos que esteve na Itália, segundo o jornal O Estado de S. Paulo.


O número de casos suspeitos da doença subiu de 531 para 636 de quarta para esta quinta-feira. Já foram descartadas 378 análises. Os Estados com mais casos suspeitos são: São Paulo (182), Rio Grande do Sul (104), Minas Gerais (80) e Rio de Janeiro (79).


De acordo com o ministério, já há transmissão local da doença. Duas pessoas foram infectadas no Brasil pela primeira pessoa confirmada com a doença, em São Paulo. Uma delas esteve em confraternização do paciente com cerca de trinta familiares.


Como esses dois casos não foram "importados", pois os pacientes pegaram a doença aqui, o País passa a ter transmissão local do vírus. Com isso, é possível que a OMS insira o Brasil na lista de territórios monitorados para a doença.

O secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira, disse que o Brasil ainda não tem transmissão sustentada: "O vírus não está produzindo doentes que não conseguimos identificar qual é a fonte".


Só China, Itália e Coreia do Sul têm transmissão sustentada da doença, disse Oliveira.


A paciente que aguarda confirmação no Distrito Federal esteve na Inglaterra e Suíça, de 25 de fevereiro a 2 de março. O exame positivo foi feito em hospital da rede privada e passará por contraprova.


O primeiro caso de coronavírus no Estado do Rio de Janeiro foi anunciado nesta quinta-feira pelo governo do Estado. O paciente, de 27 anos, mora em Barra Mansa e esteve na Europa, passando pela Itália, no período de 9 a 23 de fevereiro. O paciente procurou uma unidade de saúde em 1º de março e passa bem, de acordo com as autoridades. No Estado do Rio há 79 suspeitas monitoradas.


Posts recentes

Ver tudo

Fake news como prova contra urna eletrônica

As provas de fraude nas urnas eletrônicas que o presidente Jair Bolsonaro prometeu apresentar nesta quinta-feira, 29, foram uma mistura de fake news, vídeos descontextualizados que circulam há anos na

Centrão na Casa Civil, Onyx vai para o Trabalho

Numa tentativa de fortalecer sua base de sustentação política, o presidente Jair Bolsonaro fará mudanças no ministério, informa O Estado de S. Paulo. A principal novidade é a nomeação, para a Casa Civ