top of page

Vitória de Doria faz o PSDB descer do muro

A vitória em São Paulo tornou João Doria o homem forte do PSDB e deve provocar uma guinada à direita da legenda, que nasceu há trinta anos com a bandeira da social democracia. Em seu primeiro discurso como governador eleito de São Paulo, o tucano afirmou que “haverá mudança na correlação de forças” do partido e defendeu que a sigla esteja na base do governo Jair Bolsonaro (PSL), informa o Estadão. Doria foi eleito com 10,9 milhões de votos (51,75%), contra 10,2 milhões (48,23%) de Márcio França (PSB).

Segundo Doria, “o PSDB precisa sintonizar com o momento atual do nosso País e, a partir de 1.° de janeiro acabou o muro”, numa referência a fama da legenda de não tomar lado em muitos debates: “Faremos isso sem apagar a história de ninguém”.


A proposta deve dividir o partido, já que parte dos tucanos, entre eles o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, é crítica a Bolsonaro. Aliados de Doria defendem que a executiva nacional do partido seja reformulada para se adequar à nova realidade da legenda: “O PSDB tem de passar por uma refundação. O partido precisa perder caricatura de muro”, disse o deputado Bruno Araújo (PSDB-PE), um dos integrantes da ala ‘cabeça preta’ do partido.


Nenhum integrante da cúpula nacional do PSDB esteve presente no evento. O presidente nacional do PSDB e ex-governador Geraldo Alckmin o ex-presidente e Fernando Henrique sequer ligaram para ele:


“Não recebi ligação nem de FHC nem de Alckmin e quero aproveitar para dizer que este será um novo PSDB, um partido ao lado do Brasil de hoje”.

Posts recentes

Ver tudo

Não há beleza na miséria

Não há nenhuma beleza na miséria. A frase é do angolano José Eduardo Agualusa e cai bem para o momento. A fome que ataca milhões de seres humanos no planeta, principalmente no continente africano, é

A batalha do ódio e da mentira

O Brasil está alastrando os seus campos de batalha. Alguns, por obra de mentiras e ficção. Por exemplo: milhares de pessoas, de aglomerações já passadas, são apresentadas em vídeos de eventos que ocor

O reino da mentira

Há 44 anos, o jurista Goffredo da Silva Telles Jr., falecido no dia 27 de junho de 2009, dando vazão ao sentimento da sociedade brasileira, foi convidado para ler a Carta aos Brasileiros69. O País abr

bottom of page