top of page

Sai acordo UE-Mercosul, grande notícia para o Brasil


O Mercosul e a União Europeia concluíram hoje em Bruxelas o acordo de livre comércio entre os dois blocos, informou o Ministério brasileiro das Relações Exteriores. Compromisso é firmado em um contexto mundial de acirramento das tensões comerciais entre Estados Unidos e China, informa o Valor Econômico.


O tratado abrange bens, serviços, investimentos e compras governamentais. Desde a quarta-feira, ministros do Mercosul, entre eles o chanceler brasileiro Ernesto Araújo e a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, estavam reunidos com os comissários europeus da Agricultura, Phil Hogan, e a comissária do Comércio, Cecilia Malmström.


O vice-presidente da Comissão Europeia, Jyrki Katainen, também participou de discussões. As negociações para uma área de livre comércio entre os dois blocos do foram iniciadas há vinte anos, interrompidas em 2004 e relançadas em 2010. Desde então, expectativas de um acordo surgiram por diversas vezes, sem resultado. Mas, no último mês, autoridades brasileiras e da União Europeia ressaltaram avanços consideráveis nas discussões e disseram que havia a possibilidade de fechamento de acordo até julho.


O secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, Marcos Troyjo, afirmou ao jornal britânico “Financial Times” que o acordo representa uma grande conquista e destacou que ele ocorre em meio a uma guerra comercial global. “No meio de uma guerra comercial global, essa é uma grande conquista, é o maior acordo de livre comércio entre os blocos, é muito abrangente”, afirmou. O secretário ainda considerou que o acordo representa uma confirmação da agenda de reformas defendidas pelo ministro da Economia, Paulo Guedes: “Se havia alguma dúvida de que o Brasil está abrindo sua economia, esta é uma grande declaração”.


Na reportagem sobre o tema, o jornal britânico ainda ressalta que o acordo faz da UE a primeira grande economia a fechar um amplo acordo comercial com o Mercosul desde que o bloco comercial sul-americano foi formado no início dos anos 1990.

Posts recentes

Ver tudo

Bolsonaro na ONU, monte de mentiras e exageros

O discurso do presidente Jair Bolsonaro na abertura da Assembleia-Geral das Nações Unidas teve repercussão negativa no exterior e entre observadores da política externa brasileira e parlamentares. Pa

Pacheco devolve MP que liberava as fake news

Em nova derrota do presidente Jair Bolsonaro, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), devolveu a medida provisória que alterava o Marco Civil da Internet e dificultava a remoção de conteúdo

Fux: ameaça de Bolsonaro é atentado à democracia

Um dia após o presidente Jair Bolsonaro participar de atos antidemocráticos e ameaçar “descumprir” decisões do Supremo Tribunal Federal, o presidente da Corte, Luiz Fux, afirmou nesta quarta-feira que

bottom of page