Projeto prevê aposentadoria de homem e mulher aos 65 anos

O projeto de reforma da Previdência elaborado pela equipe econômica, que ainda será apresentado ao presidente Jair Bolsonaro, prevê idade mínima de 65 anos para homens e mulheres se aposentarem. O dado consta da minuta preliminar da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) obtida pelo Broadcast, sistema de informação em tempo real do Grupo Estado. A nova idade valeria depois de um período de transição que pode chegar a 19 anos.


O texto da proposta já passou pelo crivo da área jurídica do governo e foi confirmado por três fontes que participam da elaboração da reforma. O plano é considerado robusto e faz uma ampla mudança nas regras atuais, como prometeu o ministro da Economia, Paulo Guedes, para garantir uma economia de até R$ 1,3 trilhão em dez anos nas despesas do governo. Mas depende da aprovação de Bolsonaro.


O secretário especial de Previdência Social, Rogério Marinho, confirmou que a minuta é realmente do governo, mas acrescentou que há outras simulações sendo feitas pelos técnicos. O Broadcast apurou, no entanto, que o texto já foi discutido na última sexta-feira pelo governo: “São várias propostas. A minuta que chegou ao conhecimento da imprensa é apenas mais um entre os textos analisados”, afirmou Marinho em um pronunciamento à imprensa de menos de três minutos.


Veja as principais propostas nos infográficos do Estadão.








Cadastre-se para receber as análises por e-mail

© 2023 by Talking Business.  Proudly created with Wix.com