Projeto prevê aposentadoria de homem e mulher aos 65 anos

O projeto de reforma da Previdência elaborado pela equipe econômica, que ainda será apresentado ao presidente Jair Bolsonaro, prevê idade mínima de 65 anos para homens e mulheres se aposentarem. O dado consta da minuta preliminar da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) obtida pelo Broadcast, sistema de informação em tempo real do Grupo Estado. A nova idade valeria depois de um período de transição que pode chegar a 19 anos.


O texto da proposta já passou pelo crivo da área jurídica do governo e foi confirmado por três fontes que participam da elaboração da reforma. O plano é considerado robusto e faz uma ampla mudança nas regras atuais, como prometeu o ministro da Economia, Paulo Guedes, para garantir uma economia de até R$ 1,3 trilhão em dez anos nas despesas do governo. Mas depende da aprovação de Bolsonaro.


O secretário especial de Previdência Social, Rogério Marinho, confirmou que a minuta é realmente do governo, mas acrescentou que há outras simulações sendo feitas pelos técnicos. O Broadcast apurou, no entanto, que o texto já foi discutido na última sexta-feira pelo governo: “São várias propostas. A minuta que chegou ao conhecimento da imprensa é apenas mais um entre os textos analisados”, afirmou Marinho em um pronunciamento à imprensa de menos de três minutos.


Veja as principais propostas nos infográficos do Estadão.








Posts recentes

Ver tudo

Fake news como prova contra urna eletrônica

As provas de fraude nas urnas eletrônicas que o presidente Jair Bolsonaro prometeu apresentar nesta quinta-feira, 29, foram uma mistura de fake news, vídeos descontextualizados que circulam há anos na

Centrão na Casa Civil, Onyx vai para o Trabalho

Numa tentativa de fortalecer sua base de sustentação política, o presidente Jair Bolsonaro fará mudanças no ministério, informa O Estado de S. Paulo. A principal novidade é a nomeação, para a Casa Civ