top of page

Ordem no Congresso é ignorar as manifestações


A avaliação de parlamentares de diferentes partidos ouvidos nesta segunda-feira é a de que o "núcleo duro" do presidente Jair Bolsonaro estimulou as manifestações de domingo em todo país a favor do governo, às reformas e contra o chamado "Centrão", segundo o blog da repórter Andréia Sadi e publicado pelo O Globo.


No entanto, a ordem dos principais caciques partidários – incluindo a cúpula do Congresso – é ignorar e evitar responder às manifestações, além de não retaliar com a aprovação de medidas contrárias ao governo. A estratégia traçada é focar na agenda das medidas provisórias nesta semana.


As medidas mais delicadas que, se não forem votadas, caducarão (perderão a validade) são as 871 e 868.


A 871 cria uma nova estrutura com objetivo de promover um pente-fino nos benefícios concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), além de combater fraudes em aposentadorias e pensões.


A 868 altera o marco legal do saneamento. O presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), tentará um acordo até terça-feira para votar a MP do Saneamento. Se não houver consenso, deputados já discutem um projeto de lei com urgência para o tema.


Uma medida provisória tem força de lei quando publicada no "Diário Oficial da União", mas precisa ser votada em 120 dias no Congresso, caso contrário perde a validade.


Deputados têm se queixado do excesso de medidas provisórias editadas pelo Executivo. Para os parlamentares, o governo "dribla" o Congresso ao "governar por MPs". E a ideia é “limitar” o poder do Planalto, com projeto para reduzir a edição das MPs.


Sobre a reforma da Previdência, cresce entre os parlamentares a percepção de que o governo não consegue maioria para aprovar no primeiro semestre o texto.

Mas, agora, a ordem entre os grupos de partidos na Câmara é não rebater o governo quando ele disser que há 270 votos para a Previdência. A ideia é dizer que, quando o governo obtiver os 308 votos necessários para aprovar a proposta de emenda à Constituição, a Câmara votará a proposta.

Uma tarefa que cabe ao Planalto, ou seja, arregimentar votos para aprovar.


Posts recentes

Ver tudo

Bolsonaro na ONU, monte de mentiras e exageros

O discurso do presidente Jair Bolsonaro na abertura da Assembleia-Geral das Nações Unidas teve repercussão negativa no exterior e entre observadores da política externa brasileira e parlamentares. Pa

Pacheco devolve MP que liberava as fake news

Em nova derrota do presidente Jair Bolsonaro, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), devolveu a medida provisória que alterava o Marco Civil da Internet e dificultava a remoção de conteúdo

Fux: ameaça de Bolsonaro é atentado à democracia

Um dia após o presidente Jair Bolsonaro participar de atos antidemocráticos e ameaçar “descumprir” decisões do Supremo Tribunal Federal, o presidente da Corte, Luiz Fux, afirmou nesta quarta-feira que

bottom of page