top of page

O grande teatro do registro de Lula


Foto: Evaristo Sá/AFP

Um ato simples, que poderia ser feito pela internet, foi transformado pelo PT numa grande procissão vermelha pelas largas avenidas de Brasília: o registro de Luiz Inácio da Silva como candidato do partido à Presidência da República.


Faz parte da peça montada naquele palco para intimidar a Justiça Eleitoral, forçando-a a aceitar a candidatura improvável de um condenado a doze anos e um mês de cadeia pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Ou seja, enquadrado na Lei da Ficha Limpa.


O candidato oficial a vice, Fernando Haddad, a presidente do partido, Gleisi Hoffmann, e a provável vice do vice, Manuela D’Ávila, estiveram na frente dos outros atores na entrega do documento ao TSE. Mais de cinco mil coadjuvantes do MST e de outras entidades de esquerda, com bandeiras e máscaras do ex-presidente, formaram a procissão, com direito a trio elétrico, parado nas cercanias do TSE e recheado de lideranças do PT e de partidos aliados.


Esse foi o primeiro ato da peça. O próximo, com artifícios jurídicos, pretende prolongar uma decisão sobre a inelegibilidade de Lula ao máximo, de modo que sua foto apareça na urna eletrônica e sua imagem possa ser usada na campanha eleitoral do candidato real, Fernando Haddad.


Pelo andar da carruagem, o TSE não vai permitir a jogada. Mas Gleisi Hoffmann insiste que o teatro é real: “Nós vamos lutar até as últimas consequências e Lula será o nosso candidato”. Na verdade, tudo não passa mesmo de uma encenação para iludir o eleitorado.

Posts recentes

Ver tudo

Bolsonaro na ONU, monte de mentiras e exageros

O discurso do presidente Jair Bolsonaro na abertura da Assembleia-Geral das Nações Unidas teve repercussão negativa no exterior e entre observadores da política externa brasileira e parlamentares. Pa

Pacheco devolve MP que liberava as fake news

Em nova derrota do presidente Jair Bolsonaro, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), devolveu a medida provisória que alterava o Marco Civil da Internet e dificultava a remoção de conteúdo

Fux: ameaça de Bolsonaro é atentado à democracia

Um dia após o presidente Jair Bolsonaro participar de atos antidemocráticos e ameaçar “descumprir” decisões do Supremo Tribunal Federal, o presidente da Corte, Luiz Fux, afirmou nesta quarta-feira que

bottom of page