top of page

José Marques de Melo. Adeus a um grande amigo

Atualizado: 21 de jun. de 2018


José Marques de Melo foi o primeiro doutor em jornalismo titulado por uma universidade brasileira e participou ativamente de momentos marcantes da história da ECA: integrou o corpo docente fundador da Escola de Comunicações Culturais, foi criador e primeiro Chefe do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) e Diretor. Durante sua rica trajetória intelectual, contribuiu com a formação de inúmeros pesquisadores e publicou dezenas de livros que se tornaram referências para as áreas de jornalismo e comunicação.

O professor José Marques de Melo será lembrado por todos com gratidão e carinho pela sua dedicação e contribuição fundamentais para a Escola de Comunicações e Artes da USP. Sepultamento às 11h desta quinta-feira 21 de junho, no cemitério do Morumbi.


"Foi meu orientador, quem me abriu as portas da Academia e companheiro de quatro décadas de jornada. Deixa uma grande obra na área de comunicação. Um excepcional ser humano. Entrei na Cásper Libero como professor, aos 22 anos pelas mãos de José Marques. Em 1969, entrei na USP por concurso e por lá permaneci por quase 30 anos. Com passagens na Metodista e na FAAP, sempre ao lado do grande idealizador de Escolas de Comunicação, professor José Marques de Melo. Memória. Lembro bem. Em 1977, Marques e um pequeno grupo, na sede da Cásper Líbero, na Av. Paulista, criam a Intercom. Entre os presentes, Carlos Eduardo Lins e Silva , Francisco Morel, José Salvador Faro, Erasmo Nuzzi e eu. A Intercom viria a ser a maior entidade de estudos interdisciplinares de comunicação da América Latina. Tive a honra de ser seu terceiro presidente. Marques deixa um legado apreciável. Sua obra tem reconhecimento internacional."


Gaudêncio Torquato


JOSÉ MARQUES DE MELO, IMORTALIZADO PELA OBRA


José Marques de Melo será eternizado por sua fundamental e insubstituível contribuição para os estudos da Comunicação no Brasil. Primeiro doutor em jornalismo titulado por uma universidade brasileira, foi autor de 38 obras e coordenou dezenas de coletâneas, além de mais de uma centena de artigos publicados em periódicos científicos, nacionais e estrangeiros, bem como em jornais e revistas de grande circulação no Brasil e América Latina.


Nascido em 1943 na cidade de Palmeira dos Índios, localizada no agreste alagoano, José Marques de Melo deixou sua terra natal para estudar em Maceió e no Recife. Formou-se em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco e em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco durante a década de 1960, antes de se transferir para São Paulo.


Com uma reportagem sobre o impacto econômico da desativação de ramais ferroviários no Nordeste após o golpe de 64, publicada no Jornal do Commercio do Recife, em 1965, venceu o Prêmio Esso Regional. Trabalhou como repórter ou colaborador em publicações de Alagoas, Pernambuco, São Paulo, Brasília, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.


VIDA ACADÊMICA


Iniciou sua carreira acadêmica ainda no Recife, em 1966, como assistente do professor Luiz Beltrão, no Instituto de Ciências da Informação da Universidade Católica de Pernambuco. No ano seguinte, já na capital paulista, fundou o Centro de Pesquisas da Comunicação Social, mantido pela Faculdade de Jornalismo Cásper Líbero, e foi docente-fundador da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), onde obteve os títulos de doutor em Ciências da Comunicação, livre-docente e professor catedrático de jornalismo.


Durante o período do regime militar, José Marques de Melo foi impedido de exercer a docência em universidades públicas brasileiras, retornando somente após a Anistia de 1979, quando reassumiu a cátedra na USP. Em 1989, foi escolhido pela comunidade acadêmica para exercer o cargo de diretor da ECA, função ocupada até 1993, quando se aposentou na instituição.


A intensa vida acadêmica e produção intelectual de Marques de Melo rompeu as fronteiras do Brasil. Com pós-doutorado nos Estados Unidos, realizou estudos avançados de comunicação com o respaldo acadêmico do MUCIA (Consórcio Universitário do Meio-Oeste, integrado pelas universidades de Wisconsin, Minesotta, Indiana, Illinois e Michigan), em 1973-1974. Também se dedicou aos estudos na Espanha e, em 1992, foi nomeado Catedrático Unesco de Comunicação da Universidade Autônoma de Barcelona. Atuou ainda como pesquisador/professor visitante em diversas outras universidades estrangeiras, nos Estados Unidos, México, Argentina, Uruguai, Venezuela, Bolívia e Chile.


PRINCIPAIS OBRAS:


Comunicação Social: Teoria e Pesquisa; Estudos de Jornalismo Comparado; Sociologia da Imprensa Brasileira; A Opinião no Jornalismo Brasileiro; Comunicação e Modernidade; Fontes para o Estudo da Comunicação; e Teoria da Comunicação: Paradigmas Latino-Americanos.


INTERCOM


Em 1977, idealizou e foi um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), entidade que nasceu semiclandestina e tornou-se a principal associação de pesquisadores em comunicação no país. Exerceu a presidência da entidade em três mandatos e foi também presidente de honra e líder do Conselho Curador. José Marques de Melo idealizou também a Rede Alfredo de Carvalho – que, depois, se tornaria a Alcar (Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia) – e inspirou intelectualmente redes nacionais e internacionais, como Lusocom e Folkcom.


RECONHECIMENTO


José Marques de Melo recebeu ao longo de sua trajetória diversas distinções, como o Prêmio Wayne Danielson de Ciências da Comunicação, da Universidade do Texas; a Medalha Rui Barbosa, do Ministério da Cultura; Professor Honoris da Universidade Católica de Santos; Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Alagoas; Professor Emérito da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. A Universidade Metodista de São Paulo deu seu nome ao Acervo do Pensamento Comunicacional Latino-Americano, inaugurado em 1999, e a Universidade Católica de Pernambuco o homenageou durante as comemorações dos 50 anos da instituição. (Com informações do Portal Intercom)


Posts recentes

Ver tudo

Bolsonaro na ONU, monte de mentiras e exageros

O discurso do presidente Jair Bolsonaro na abertura da Assembleia-Geral das Nações Unidas teve repercussão negativa no exterior e entre observadores da política externa brasileira e parlamentares. Pa

Pacheco devolve MP que liberava as fake news

Em nova derrota do presidente Jair Bolsonaro, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), devolveu a medida provisória que alterava o Marco Civil da Internet e dificultava a remoção de conteúdo

Fux: ameaça de Bolsonaro é atentado à democracia

Um dia após o presidente Jair Bolsonaro participar de atos antidemocráticos e ameaçar “descumprir” decisões do Supremo Tribunal Federal, o presidente da Corte, Luiz Fux, afirmou nesta quarta-feira que

bottom of page