top of page

No Brasil, 9 casos suspeitos de coronavírus, 3 em São Paulo


O Brasil tem nove casos suspeitos de coronavírus em seis Estados, referentes ao período de 18 a 29 de janeiro, informou o Ministério da Saúde hoje em Brasília, segundo o jornal O Globo. São três casos em São Paulo, dois em Santa Catarina e um em Minas Gerais, um no Rio de Janeiro, um no Paraná e outro no Ceará. As notificações chegaram a 33, mas quatro foram descartados e vinte excluídos por não apresentarem os requisitos para enquadramento como suspeita.


Todos os pacientes estão passando por testes genômicos para uma possível confirmação do vírus 2019-nCoV. Por enquanto, os exames serão centralizados na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.


"Nenhum de nós tem possibilidade de dizer com que velocidade esse possível surto irá se desenvolver no País. No momento atual, faremos uma campanha de recomendações do mesmo modo que fazemos no caso do influenza", disse João Gabbardo dos Reis, secretário-executivo do Ministério da Saúde.


Reis também informou que não há previsão de interferência no carnaval devido ao vírus. Por enquanto, não haverá bloqueio de passageiros da China nos aeroportos - cerca 250 pessoas desembarcam por dia. Há recomendação do governo chinês para que os moradores não saiam de lá.


O diretor-executivo do programa de emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS), Michael Ryan, disse que 2% dos casos do novo coronavírus confirmados até agora resultaram em morte.


Segundo a OMS, o órgão vai realizar uma nova reunião do seu comitê nesta quinta-feira para analisar se será declarada situação de emergência global para o novo coronavírus.


"O mundo inteiro precisa estar alerta, precisa agir e estar pronto para qualquer caso que apareça", disse ele.


O diretor elogiou os esforços da China para conter o surto e disse que ainda há oportunidade de parar o vírus: "Temos que basear nossas ações em evidências imperfeitas para criar uma estratégia de bloqueio da doença com um impacto mínimo na sociedade e economia".


Apesar das medidas de prevenção e isolamento decretadas pelo governo chinês, os casos confirmados de coronavírus no país já superam os da epidemia da Sars, ocorrida há quase vinte anos.


Nesta quarta-feira, as autoridades de saúde anunciaram que o coronavírus causou a morte de 132 pessoas, com 6.065 casos confirmados no mundo. A China registra 98% das infecções.


Posts recentes

Ver tudo

Bolsonaro na ONU, monte de mentiras e exageros

O discurso do presidente Jair Bolsonaro na abertura da Assembleia-Geral das Nações Unidas teve repercussão negativa no exterior e entre observadores da política externa brasileira e parlamentares. Pa

Pacheco devolve MP que liberava as fake news

Em nova derrota do presidente Jair Bolsonaro, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), devolveu a medida provisória que alterava o Marco Civil da Internet e dificultava a remoção de conteúdo

Fux: ameaça de Bolsonaro é atentado à democracia

Um dia após o presidente Jair Bolsonaro participar de atos antidemocráticos e ameaçar “descumprir” decisões do Supremo Tribunal Federal, o presidente da Corte, Luiz Fux, afirmou nesta quarta-feira que

bottom of page