Maluf cassado pela Câmara


A Câmara dos Deputados cassou nesta quarta-feira o mandato do deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) por decisão unânime dos quatro integrantes da Mesa Diretora presentes à reunião na residência oficial do presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ).


Maluf foi condenado pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) pelo crime de lavagem de dinheiro desviado durante sua gestão como prefeito de São Paulo, com pena de 7 anos, 9 meses e 10 dias. Ele foi preso em 20 de dezembro e hoje cumpre prisão domiciliar por motivo de saúde.


Os ministros do STF argumentaram que o regime fechado era incompatível com o exercício do mandato de deputado federal e, por isso, pediram para que a Mesa da Câmara declarasse a perda da função. A defesa do deputado afirmou que a Mesa "não tem o direito de cassar nenhum mandato", pois a decisão é exclusiva do plenário da Casa.


Maluf já estava afastado do cargo desde fevereiro deste ano por decisão do presidente da Câmara dos Deputados. O suplente de deputado Junji Abe (MDB-SP), que assumiu o mandato em fevereiro, deve ser efetivado na vaga.


Paulo Maluf está com 86 anos.

Posts recentes

Ver tudo

Fake news como prova contra urna eletrônica

As provas de fraude nas urnas eletrônicas que o presidente Jair Bolsonaro prometeu apresentar nesta quinta-feira, 29, foram uma mistura de fake news, vídeos descontextualizados que circulam há anos na

Centrão na Casa Civil, Onyx vai para o Trabalho

Numa tentativa de fortalecer sua base de sustentação política, o presidente Jair Bolsonaro fará mudanças no ministério, informa O Estado de S. Paulo. A principal novidade é a nomeação, para a Casa Civ