Maluf cassado pela Câmara


A Câmara dos Deputados cassou nesta quarta-feira o mandato do deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) por decisão unânime dos quatro integrantes da Mesa Diretora presentes à reunião na residência oficial do presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ).


Maluf foi condenado pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) pelo crime de lavagem de dinheiro desviado durante sua gestão como prefeito de São Paulo, com pena de 7 anos, 9 meses e 10 dias. Ele foi preso em 20 de dezembro e hoje cumpre prisão domiciliar por motivo de saúde.


Os ministros do STF argumentaram que o regime fechado era incompatível com o exercício do mandato de deputado federal e, por isso, pediram para que a Mesa da Câmara declarasse a perda da função. A defesa do deputado afirmou que a Mesa "não tem o direito de cassar nenhum mandato", pois a decisão é exclusiva do plenário da Casa.


Maluf já estava afastado do cargo desde fevereiro deste ano por decisão do presidente da Câmara dos Deputados. O suplente de deputado Junji Abe (MDB-SP), que assumiu o mandato em fevereiro, deve ser efetivado na vaga.


Paulo Maluf está com 86 anos.

Cadastre-se para receber as análises por e-mail

© 2023 by Talking Business.  Proudly created with Wix.com