O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), anunciou nesta terça-feira (25) a ida do futuro ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, a Israel, para buscar tecnologia e parceria em projetos para dessalinização de água de poços, que poderá beneficiar regiões do Nordeste, informa a Folha de S. Paulo.
"Pretendemos ainda em janeiro construir instalação piloto para retirar água salobra de poço, dessalinizar, armazenar e distribuir para agricultura familiar, estendendo o projeto para mais localidades após testes e ajustes", escreveu Bolsonaro em sua conta no Twitter.
De acordo com a matéria, no entanto, há muitos desafios envolvidos no tema que poderiam dificultar a materialização deste projeto no Nordeste. Além do alto custo do processo, a própria implantação da transposição do Rio São Francisco demandará um esforço de articulação para incentivar os governos estaduais a fazer estruturas para receber a água dos canais principais, de modo que a água da obra federal chegue às cidades.
A transposição já deveria ter sido entregue, porém, falhas de projeto, desistências de empreiteiras e investigações por desvio de verbas atrasaram a entrega do projeto.
Comments