top of page

Fachin manda processo de Lula para a segunda turma


O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luiz Edson Fachin encaminhou para análise da 2ª Turma da Corte a análise do recurso da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pedindo a anulação do processo do triplex, além da libertação do político: "Indico desde já inclusão na pauta da 2ª Turma para julgamento colegiado", escreveu ele no despacho à disposição no sistema eletrônico do Supremo nesta terça-feira, informa a Folha de S. Paulo.


Fachin ainda pediu que, no prazo de cinco dias, o STJ (Superior Tribunal de Justiça), o TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) e a 13ª Vara da Justiça Federal no Paraná prestem esclarecimentos a respeito da tese da defesa de Lula de que o juiz federal Sérgio Moro foi parcial ao julgar o processo do triplex. A suspeição de Moro já foi analisada pelas três instâncias mencionadas pelo ministro do Supremo.


Moro, que condenou Lula à prisão, teve sua sentença confirmada pela segunda instância, o que impediu o ex-presidente de disputar a eleição presidencial deste ano. Lula cumpre sua pena de mais de doze anos de prisão desde 7 de abril em Curitiba.


Com a eleição de José Antônio Dias Toffoli para a presidência do STF, a 2ª Turma passou a ser composta pelos ministros Ricardo Lewandowski (presidente), Celso de Mello, Gilmar Mendes, Cármen Lúcia e Edson Fachin.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page