Escolhido de Lula muda pesquisa


O Plano B do PT, de substituir Lula por Fernando Haddad, começa a dar resultado numa pesquisa encomendada pela XP Investimentos ao Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas) e divulgada hoje pela revista Veja. No primeiro cenário, sem o nome de Lula na lista, o capitão Jair Bolsonaro continua em primeiro, oscilando entre 21% e 23%. O que muda é a abordagem do levantamento.


Quando o nome de Haddad é apresentado sozinho, ele sai de 3% para 7% em relação à pesquisa anterior, mas segue atrás de Ciro Gomes (8%), Geraldo Alckmin (9%) e Marina Silva (11%).


Porém, quando Haddad é apresentado como “apoiado por Lula”, Haddad já chega aos 15% das intenções de voto e assume a vice-liderança. Neste cenário, Marina e Alckmin estão empatados com 9% e Ciro Gomes soma 7% da preferência do eleitor.


Nas duas abordagens com o nome do ex-prefeito de São Paulo, “ninguém/branco/nulo” representam 24% das opiniões dos entrevistados.

No cenário em que é apresentado como candidato do PT, o ex-presidente lidera com 31%, Bolsonaro vem em seguida com 20% e a quantidade de pessoas que responderam “ninguém/branco/nulo” cai para 13%. Na concorrência com o ex-presidente, Alckmin tem 9%, Marina 8% e Ciro Gomes, 7%.

Posts recentes

Ver tudo

PIB surpreende e cresce1,2% no 1º trimestre

A economia brasileira começou 2021 em crescimento, confirmando a melhora de perspectivas para o ano como um todo e aumentando as chances de as perdas causadas pela covid-19 serem recuperadas até dezem

Rejeição a Bolsonaro volta ao recorde de 59%

Pesquisa PoderData, do portal Poder360, realizada nesta semana (24-26.mai.2021) mostra que a reprovação ao governo do presidente Jair Bolsonaro voltou a subir e igualou o recorde de 59%, uma alta de 5

Ministro Salles acusado de facilitar contrabando

Ao autorizar a abertura da Operação Akuanduba na manhã desta quarta, 19, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, afirmou que as investigações da Polícia Federal descortinaram um ‘