top of page

Bolsonaro endossa o ministro: “O nazismo era de esquerda”

  • Foto do escritor: Gaudêncio Torquato
    Gaudêncio Torquato
  • 2 de abr. de 2019
  • 2 min de leitura


Depois de visitar o museu do Holocausto de Israel, cujos estudos indicam que o nazismo foi um movimento de extrema-direita, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) endossou a posição de seu chanceler, Ernesto Araújo, e afirmou que o nazismo foi um movimento de esquerda. Questionado na entrada de seu hotel, em Jerusalém, se concorda com a afirmação, Bolsonaro respondeu: "Sem dúvidas. É o Partido Nacional Socialista da Alemanha". (N. da R. - O nome correto é Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães)


O consenso majoritário entre os historiadores, incluindo os do museu visitado por Bolsonaro, é o de que o nazismo foi um movimento radical de direita. O movimento liderado por Adolf Hitler no século 20 culminou com a morte de seis milhões de judeus.


Bolsonaro também repetiu uma citação que as redes sociais do Planalto haviam divulgado no domingo, primeiro dia de viagem a Israel. "É uma frase minha, que creio que cabe neste local, onde fazemos um exame de consciência: Aquele que esquece o seu passado está condenado a não ter futuro".


(N. da R. - A frase original é um pouco diferente, mas seu significado é o mesmo: “Aqueles que não podem lembrar o passado estão condenados a repeti-lo”. Foi escrita por George Santayana (1863 -1952), pseudônimo de Jorge Agustín Nicolás Ruiz de Santayana y Borrás, um filósofo, poeta e ensaísta espanhol que fez fama escrevendo em inglês).

E continuou o presidente: “Eu amo Israel".


A expectativa era que Bolsonaro anunciasse na viagem a mudança da embaixada do Brasil de Tel Aviv para Jerusalém. Em vez disso, anunciou a abertura de um escritório comercial em Jerusalém. "Um grande casamento começa com namoro", afirmou, sugerindo que os planos estão mantidos. Na noite de ontem, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), que acompanha a viagem do pai, disse que a mudança será feita "muito antes do final de seu mandato".

Posts recentes

Ver tudo

Opmerkingen


Het is niet meer mogelijk om opmerkingen te plaatsen bij deze post. Neem contact op met de website-eigenaar voor meer info.
Cadastre-se para receber as análises por e-mail

© 2023 by Talking Business.  Proudly created with Wix.com

bottom of page