Bolsonaro: Argentina pode virar outra Venezuela


O presidente Jair Bolsonaro voltou a demonstrar preocupação nesta sexta-feira com a possibilidade de Cristina Kirchner voltar à Presidência da Argentina nas eleições de outubro, informa O Globo. Ao discursar na formatura de novos diplomatas do Itamaraty, Bolsonaro afirmou que "o mundo todo não quer" outra Venezuela "mais ao sul do nosso continente", referindo-se à disputa eleitoral na Argentina.


Viúva do ex-presidente argentino Nestor Kirchner, a senadora Cristina Kirchner comandou a Argentina entre 2007 e 2015. Possível candidata à presidência argentina, ela tem liderado pesquisas eleitorais, à frente do atual presidente argentino Mauricio Macri, que perdeu popularidade em razão do agravamento da crise econômica. Empresário, Macri foi eleito presidente em 2015, derrotando o candidato apoiado por Cristina e colocando fim a doze anos de kirchnerismo.


"Aproveito o momento, o momento ímpar por ser ouvido pela nossa querida, estimada e necessária imprensa, que, além da Venezuela, a preocupação de todos nós deve voltar-se um pouco mais ao sul agora, para a Argentina, por quem poderá voltar a comandar aquele país. Não queremos, acho que o mundo todo não quer, outra Venezuela mais ao sul do nosso continente".


Sobre o que o governo brasileiro poderá fazer, Bolsonaro falou que a atuação fica no "limite do Itamaraty": "Minha maior preocupação é com a Argentina hoje em dia".


No fim da solenidade, Bolsonaro também foi indagado sobre se avalia enviar à Venezuela uma comissão para negociar com presidente Nicolás Maduro: "Acho que não tem o que conversar com ele [Maduro]. O que nós queremos, no meu entender, ele não vai ceder". Disse também que espera ver o que classificou de "fissura" nas Forças Armadas venezuelanas alcançar o alto escalão: "A gente espera que essa fissura que está na base do Exército vá para cima. Não tem outra maneira, se você não enfraquecer o Exército da Venezuela, o Maduro não cai".

Cadastre-se para receber as análises por e-mail

© 2023 by Talking Business.  Proudly created with Wix.com