top of page

Bolsonaro abranda proposta de reforma da previdência


O presidente Jair Bolsonaro pretende aproveitar parte da reforma da Previdência enviada pelo governo de Michel Temer, mas “rever alguma coisa”, com propostas mais brandas do que as previstas no texto em tramitação no Congresso Nacional. A ideia é fixar uma idade mínima para se aposentar no Brasil de 62 anos para homens e 57 anos para mulheres, com um período de transição, informa o Estadão.


“O que pretendemos fazer é botar num plano da reforma da Previdência um corte até o fim de 2022. Aí seria aumentar para 62 anos para homens e 57 anos para mulheres. Mas não de uma vez só. Um ano a partir da promulgação e outro a partir de 2022”, disse ao SBT Brasil. Ele afirmou que caberia ao futuro presidente reavaliar a situação e analisar um possível novo aumento da idade mínima: “O futuro presidente reavaliaria essa situação e botaria para o próximo governo, de 2023 a 2028, passar para 63 ou 64. É que, quando se coloca tudo de uma vez só num pacote primeiro, você pode errar. E não queremos errar. A oposição vai usar os 65 anos para dizer que nós fizemos uma tremenda maldade com o povo. Nós não queremos isso aí”.


Atualmente, há duas formas de se aposentar no Brasil. Por idade, com a exigência de ter 65 anos (homens) e 60 anos (mulheres), com no mínimo 15 anos de contribuição. Ou por tempo de contribuição – quando não se exige idade mínima – mas são necessários 35 anos (homens) e 30 anos (mulheres) de pagamentos ao INSS.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page