top of page

Aumenta a vantagem de Bolsonaro


O deputado Jair Bolsonaro, candidato do PSL à Presidência da República, aumentou sua vantagem em relação aos demais concorrentes ao alcançar 35% das intenções de voto, três pontos porcentuais a mais do que na sondagem passada, segundo pesquisa Datafolha divulgada ontem à noite. A penúltima foi na terça-feira.

O melhor desempenho de Bolsonaro ocorre entre os eleitores de maior renda, em que registrou um aumento de nove pontos nas intenções de voto, chegando a 53% do segmento.


Na sequência, aparece o candidato do PT, Fernando Haddad, que passou de 21% para 22%. Ciro Gomes (PDT) permaneceu com 11%, enquanto Geraldo Alckmin (PSDB) caiu de 9% para 8%. Em quinto lugar, Marina Silva (Rede) manteve os 4%, empatada tecnicamente com João Amoêdo (Novo), 3%, Álvaro Dias (Podemos), 2%, Henrique Meirelles (MDB), 2%, e Cabo Daciolo (Patriota), 1%.


Com esses resultados, Bolsonaro aparece agora com 39% dos votos válidos – excluídos brancos, nulos e abstenções. A dois dias das eleições, o presidenciável do PSL está a 11 pontos porcentuais de vencer a disputa ainda no primeiro turno. Na mesma comparação, Haddad tem 25% dos votos válidos.


Na simulação de segundo turno, os primeiros colocados, Bolsonaro e Haddad, empatam tecnicamente – 44% e 43%, respectivamente. Mas o candidato do PSL perderia para Ciro Gomes (42% a 48%) e empataria na margem de erro com o presidenciável do PSDB (42% a 43%).


Os índices de rejeição de Bolsonaro ainda são os mais altos – 45% do total, mas Haddad se aproxima dele, com 40%. Ciro Gomes tem 28% de rejeição e Alckmin, 24%.


A pesquisa ouviu 10.930 eleitores em 389 cidades brasileiras entre anteontem e ontem. A pesquisa foi contratada pelo jornal Folha de S. Paulo e pela TV Globo.

Posts recentes

Ver tudo

Bolsonaro na ONU, monte de mentiras e exageros

O discurso do presidente Jair Bolsonaro na abertura da Assembleia-Geral das Nações Unidas teve repercussão negativa no exterior e entre observadores da política externa brasileira e parlamentares. Pa

Pacheco devolve MP que liberava as fake news

Em nova derrota do presidente Jair Bolsonaro, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), devolveu a medida provisória que alterava o Marco Civil da Internet e dificultava a remoção de conteúdo

Fux: ameaça de Bolsonaro é atentado à democracia

Um dia após o presidente Jair Bolsonaro participar de atos antidemocráticos e ameaçar “descumprir” decisões do Supremo Tribunal Federal, o presidente da Corte, Luiz Fux, afirmou nesta quarta-feira que

bottom of page